-
Arquitetos: Studium
- Área: 873 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Ivo Tavares Studio
-
Fabricantes: Actiu, CIN, Cinca, Clous, Corktech, Efapel, Innere, JNF, Milliken, Pedrali, Pladur, Revigres, Rizz, Roca, Skata Led, Stylus, Vescom
Descrição enviada pela equipe de projeto. Como comprometer a narrativa de um tema tão longo e diverso, mas no entanto tão repetitivo? O vinho, o produto, o contexto, a vista, a paisagem, o isto, o aquilo. Como envolver os valores da corporação, para além da abordagem típica da exibição superficial de valores e das declarações de missão? Emocionalmente. Teologicamente. Em primeiro lugar, implicando o estado emocional em que nos podemos relacionar com cada espaço individual enquanto atravessamos o lugar.
A criação de um passeio contínuo de proporções infinitas, alonga o espaço disponível na entrega controlada dos usos funcionais que proclama, sejam de disponibilidade pública, sejam pelo controlo do acesso privado. Essa intenção relaciona materiais, vistas e envolve uma perspectiva acertada de existência e múltiplas oportunidades de uso, de um programa que de outra forma seria aborrecido. As sombras são o toque final, compondo a textura do tempo num habitat muito calmo e descontraído. Em segundo lugar, propor uma visão detalhada e sagrada da relação entre o ser humano e o vinho. Uma capela, um pódio, um local de culto e de proporções sábias, utilizado como um espaço reservado à contemplação.
A divisão mais importante, no centro do edifício, sacraliza ousadamente a atmosfera com a elegância de um conjunto robusto de detalhes e do desenho original de cada componente. Projetada para ser uma experiência elegante e não uma mera declaração crua, essa condição excêntrica de uso vai além, na relação emocional entre os próprios humanos. Este projeto é um exercício holístico sobre o que esperamos usar do espaço e o que o espaço recebe de nós.